O Fórum Mundial sobre os Refugiados promove a unidade e a ação no meio de uma crise global O Fórum Mundial sobre os Refugiados promove a unidade e a ação no meio de uma crise global

18 de dezembro, 2023

O maior encontro mundial sobre questões relacionadas com os refugiados resulta em mais de 1600 promessas de ação e compromissos financeiros no valor estimado de 2,2 mil milhões de dólares.

O Fórum Mundial sobre os Refugiados 2023 foi encerrado na sexta-feira com o Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados, Filippo Grandi, a elogiar a "unidade determinada" demonstrada pelos participantes que - perante a divisão e as crises mundiais - se comprometeram a tomar medidas transformadoras em nome dos refugiados e dos países que os acolhem.

O Fórum Mundial sobre Refugiados 2023 foi encerrado na sexta-feira, com o Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados, Filippo Grandi, a elogiar a "unidade determinada" demonstrada pelos participantes que - perante a divisão e as crises mundiais - se comprometeram a tomar medidas transformadoras em nome dos refugiados e dos países que os acolhem.

Na sua declaração de encerramento, Grandi recordou que, durante os três dias do Fórum, foram alcançados vários "marcos sombrios", desde dezenas de mortes de civis em Gaza até novas deslocações causadas por conflitos e violência no Sudão e em Myanmar.

O Fórum de Refugiados de 2023 foi realizado numa altura em que a população mundial de refugiados atingiu um nível recorde de 36,4 milhões de pessoas, num total de 114 milhões de pessoas deslocadas à força.

"Perante este cenário tão difícil, o mais fácil teria sido recuarem e afastarem-se dos compromissos internacionais", disse Grandi. "Mas não o fizeram. Em vez disso, vieram com toda a força e passaram aqui três dias exemplificando uma unidade determinada!"

É tudo - eis o que aconteceu no último dia do Fórum Mundial #Refugiados

Videos

Grandi saudou os esforços dos Estados, do setor privado, das ONG, das organizações lideradas por refugiados, dos grupos religiosos, dos académicos e de outros, que anunciaram promessas e contribuições de apoio às pessoas deslocadas à força e apátridas, debateram políticas, trocaram ideias e exploraram novas soluções para os refugiados e os seus anfitriões.

Os seus esforços resultaram em mais de 1600 novas promessas de apoio financeiro, material, político e outras formas de apoio, incluindo 43 promessas de custo elevado de vários parceiros, co-dirigidas por governos e outros parceiros. Estes incluíam compromissos para

• reinstalar 1 milhão de refugiados até 2030 e proporcionar vias alternativas para países terceiros a mais 3 milhões;

• prestar 1 milhão de horas de serviços jurídicos e de consultoria pro bono ao longo de quatro anos

• oferecer lugares em programas de mobilidade profissional e educativa a 200.000 refugiados;

• apoiar mais de 1 milhão de refugiados e seus anfitriões através de iniciativas de inclusão económica e social.

As estimativas iniciais indicam que foram prometidos mais de 2,2 mil milhões de dólares em compromissos financeiros para os próximos anos, incluindo 250 milhões de dólares de empresas privadas e fundações. Foram também anunciados outros instrumentos bilaterais e multilaterais de financiamento do desenvolvimento para os países de acolhimento de refugiados.

Mais de 4.200 delegados participaram pessoalmente no Fórum. O total incluiu mais de 300 delegados refugiados de todo o mundo, mais de quatro vezes o número que participou no primeiro GRF em 2019. Outros milhares acompanharam os procedimentos online, sintonizando as sessões plenárias e eventos paralelos transmitidos ao vivo.

O ACNUR e a Suíça foram co-anfitriões do evento, com cinco países - Colômbia, França, Japão, Jordânia e Uganda - atuando como co-convocadores.

No final do Fórum, António Guterres, Secretário-Geral da ONU, disse aos delegados que era evidente que tinham levado a peito o tema do GRF "ação, unidade e impacto".

"A proteção e a ajuda aos refugiados não devem ser uma lotaria ou um fardo desproporcionado que recai sobre alguns países e comunidades com base na sua localização geográfica. É uma obrigação partilhada por toda a humanidade", afirmou António Guterres, que falou através de uma ligação vídeo a partir de Nova Iorque. "Ao unirem-se em torno das necessidades dos refugiados neste Fórum, estão a proporcionar um raio de luz no que tem sido um ano sombrio e preocupante".

Grandi reservou um agradecimento especial aos delegados refugiados que assistiram e participaram no Fórum.

"As vossas intervenções articuladas recordaram-nos o que viveram e passaram, obrigaram-nos a confrontar-nos com as necessidades dos refugiados, mas também - e sobretudo - permitiram que nos inspirássemos naquilo que vocês trazem", afirmou. "E o que eu ouvi foi que, sim, a assistência humanitária é imperativa para podermos ajudar, mas o que vocês realmente desejam é uma oportunidade. De serem incluídos".

No início do Fórum, Evode Hakizimana, um refugiado de origem burundiana que vive no Zimbabué, disse: "Sim, precisamos de esperança. Mas a única coisa de que precisamos mais do que de esperança é de ação. Porque quando começamos a agir, a esperança está em todo o lado".