O programa de bolsas de estudo prepara os refugiados para construírem um futuro melhor após a licenciatura

23 de setembro, 2024

O ACNUR está a apelar a um maior investimento no ensino superior para os refugiados e a mais oportunidades de emprego para os diplomados refugiados, a fim de ajudar a concretizar o seu potencial.

Em muitos países, os refugiados continuam a ter dificuldades em aceder ao ensino superior em pé de igualdade com os cidadãos nacionais devido à falta de políticas de educação inclusivas, a limitações de capacidade, a propinas proibitivas e a impedimentos administrativos ou burocráticos.

“Sem mudanças nas políticas e na implementação, o acesso ao ensino superior não pode traduzir-se em meios de subsistência sustentáveis de forma sistemática”, afirmou Kelly T. Clements, Vice-Alta Comissária das Nações Unidas para os Refugiados. “É necessário um maior investimento no ensino superior para os refugiados, bem como um maior acesso ao mercado de trabalho para os diplomados refugiados.”

Em todo o mundo, cerca de 4 milhões dos 31,6 milhões de refugiados sob o mandato do ACNUR têm idades compreendidas entre os 18 e os 24 anos. No entanto, apenas 7% deles têm acesso à universidade ou a outras instituições de ensino superior. Este é um aumento significativo em relação aos 1% registados em 2019.

O ACNUR está atualmente a comemorar o facto de ter atingido o ponto médio de uma meta estabelecida há cinco anos com parceiros para alcançar 15% de inscrições de refugiados no ensino superior até 2030 (o compromisso global “15by30”). No entanto, é fundamental um maior envolvimento coordenado, empenhado e sustentado dos parceiros para atingir este objetivo até 2030.

Uma componente fundamental da estratégia é o programa de bolsas de estudo da Iniciativa Académica Alemã para os Refugiados Albert Einstein (DAFI). Desde o início das suas atividades, há 32 anos, o DAFI deu a mais de 26.300 refugiados a oportunidade de frequentarem o ensino superior, transformando as suas vidas e permitindo-lhes prosseguir oportunidades de pós-graduação. O programa DAFI é, por vezes, o único mecanismo disponível para os refugiados acederem ao ensino superior.

O último relatório anual do DAFI examina os caminhos para o emprego dos antigos alunos depois de se formarem, salientando a ligação crítica entre o programa DAFI, as oportunidades de emprego e outros futuros sustentáveis.

No ano passado, mais de 9.300 estudantes refugiados de 54 países de origem foram inscritos em bolsas de estudo do DAFI em 59 países. As mulheres representaram 42% do total, e alcançar a paridade de género continua a ser um objetivo central do programa.

“Quero promover a liderança feminina”, disse Grace, de 25 anos, uma bolseira do último ano do DAFI da República Democrática do Congo, que estuda saúde pública na Université Lumière de Bujumbura, no Burundi. “Ainda temos de combater a ideia de que uma mulher instruída não será uma boa esposa, mas continuamos a avançar e a orientar as jovens refugiadas e as mulheres que vêm depois de nós, para que possam tornar-se líderes e ter algum impacto neste mundo. As mentalidades estão a evoluir lentamente”.

Grace está a escrever a sua tese final, depois de ter feito vários estágios em várias instituições de saúde no Burundi. Atualmente, é também Presidente do DAFI Women Power Club, uma iniciativa de mentoria dirigida por estudantes que visa preparar as jovens do programa DAFI como futuras líderes e impulsionadoras da mudança comunitária.

Muitos bolseiros e licenciados do DAFI já puseram em prática a sua formação e competências, assegurando posições de liderança, criando empresas, obtendo emprego ou promovendo a inovação e a investigação que podem melhorar vidas.

No entanto, os impedimentos legais ou práticos ao direito dos refugiados a trabalhar em muitos países significam que muitos diplomados refugiados têm dificuldade em realizar o seu potencial e contribuir para as suas comunidades de acolhimento. Dois terços dos 59 países onde o programa DAFI opera concedem oficialmente aos refugiados o direito ao trabalho, mas apenas um terço facilita esse direito na prática.

O programa DAFI procura atenuar esta barreira, nomeadamente fornecendo aos bolseiros apoio dedicado à carreira, facilitando o trabalho em rede e estabelecendo parcerias com empresas e empregadores para aumentar a sensibilização, criar estágios e reforçar as vias de emprego para os diplomados.

Com o compromisso de longa data do Governo da Alemanha, bem como o financiamento do Governo da Dinamarca e de parceiros e fundações privadas, o programa DAFI é a maior e mais longa bolsa de estudo especificamente para estudantes refugiados.

Graças ao empenho de doadores privados, fundações e empresas, a Campanha “Aiming Higher” - uma iniciativa global de angariação de fundos do ACNUR para o ensino superior - angariou 8,8 milhões de dólares para financiar diretamente bolsas de estudo em 2023. Esta campanha continua a apoiar os jovens refugiados no acesso ao ensino superior e a permitir-lhes entrar em percursos de pós-graduação que se baseiam nas competências, experiências práticas e relações construídas através do ensino superior.

Bolsas DAFI:

As bolsas de estudo DAFI incluem o pagamento de propinas e taxas, bem como custos associados, tais como alojamento e alimentação, livros, transporte e cuidados de saúde. Os bolseiros e os licenciados são ajudados a adquirir competências comerciais e empresariais, a encontrar colocações de trabalho e estágios e a participar em oportunidades de orientação e de criação de redes.