Abertura do Fórum Global sobre Refugiados com foco na unidade dos refugiados do mundo Abertura do Fórum Global sobre Refugiados com foco na unidade dos refugiados do mundo

13 de dezembro, 2023

Numa altura em que as deslocações forçadas a nível mundial atingem níveis sem precedentes, cerca de 4.000 delegados de 165 países, incluindo líderes refugiados, chefes de Estado, governos, empresas e líderes de organizações sem fins lucrativos de todo o mundo, reuniram-se para abrir o Fórum Mundial sobre os Refugiados (GRF), que terá a duração de três dias. Juntos, irão abordar os desafios urgentes e as soluções a longo prazo necessárias para mais de 114 milhões de pessoas deslocadas, das quais 36 milhões são refugiados.

No Fórum, um vasto leque de partes interessadas compromete-se a tomar medidas corajosas para aliviar a pressão sobre os países de acolhimento, reforçar a autossuficiência dos refugiados, alargar o acesso a soluções de países terceiros e apoiar as condições nos países de origem para que os refugiados regressem voluntariamente a casa, em segurança e dignidade. Este é o segundo GRF, que é o maior fórum internacional de refugiados do mundo, convocado de quatro em quatro anos, de acordo com o mandato do Pacto Global para os Refugiados.

No seu discurso de abertura, o Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados, Filippo Grandi, referiu-se à divisão mundial e ao número sem precedentes de conflitos que provocam deslocações. Apelou aos participantes para que garantissem que todos os refugiados, independentemente da sua origem, recebessem atenção e apoio e para que "fizessem deste Fórum Mundial dos Refugiados um momento de unidade, em que todos nós uníssemos forças para garantir que aqueles que fogem porque a sua vida, liberdade e segurança estão ameaçadas possam encontrar proteção; e que tudo seja feito para resolver o seu exílio o mais rapidamente possível".

Filippo Grandi, Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados, discursa na sessão plenária de abertura do Fórum Mundial sobre Refugiados 2023. © UNHCR/Will Swanson

O apelo à unidade e à ação foi secundado pela Secretária de Estado para as Migrações da Suíça, Christine Schraner Burgener, que interveio na qualidade de coanfitriã do evento, bem como pelos cinco co convocadores do GRF: Sua Majestade o Rei Abdullah II da Jordânia, que proferiu o discurso de abertura; a Vice-Presidente colombiana Francia Marques; o Primeiro-Ministro do Uganda, Robinah Nabbanja; a Ministra francesa da Europa e dos Negócios Estrangeiros, Catherine Colonna, e a Ministra japonesa dos Negócios Estrangeiros, Yoko Kamikawa.

Para garantir que os líderes mundiais colocam as pessoas deslocadas na vanguarda dos processos de tomada de decisão, cerca de 300 refugiados foram convidados a participar neste GRF, incluindo Adhieu Achuil Dhieu, um refugiado do Sudão do Sul, que fez uma declaração apaixonada em nome do Conselho Consultivo de Pessoas Deslocadas e Apátridas do ACNUR.

No final do GRF, as partes interessadas dos governos federal e local, empresas, instituições financeiras internacionais, agências da ONU, organizações humanitárias e de desenvolvimento, ONGs, organizações lideradas por refugiados e grupos religiosos comprometer-se-ão com promessas tangíveis que vão desde contribuições financeiras a apoio material, técnico e político, trabalhando em conjunto e em solidariedade para encontrar soluções duradouras para os milhões de refugiados em todo o mundo forçados a fugir.

O dia de abertura terminará com uma cerimónia inspiradora que celebrará os vencedores do Prémio Nansen para os Refugiados 2023.