Indicadores sobre refugiados mostram progressos na inclusão, mas é necessária uma ação mais ampla Indicadores sobre refugiados mostram progressos na inclusão, mas é necessária uma ação mais ampla

1 de dezembro, 2023

Antes do Fórum Mundial sobre os Refugiados de dezembro, o Relatório de Indicadores do Pacto Global para os Refugiados avalia os progressos registados em relação aos compromissos assumidos desde 2019 e oferece indicações para colmatar as lacunas em matéria de educação, emprego e inclusão.

O mundo fez progressos tangíveis na prestação de respostas partilhadas, alinhadas e baseadas em dados para lançar as bases para melhorar a vida dos refugiados nos últimos quatro anos, mas deve acelerar esses ganhos para gerir o aumento contínuo da deslocação forçada global, disse o ACNUR na sexta-feira.

Antes do Fórum Mundial para os Refugiados, que terá lugar no próximo mês, o Relatório de Indicadores do Pacto Global para os Refugiados (GCR) 2023 do ACNUR revelou progressos sustentados em quatro objetivos principais: Diminuir a pressão sobre os países de acolhimento; aumentar a autossuficiência dos refugiados; expandir o acesso a soluções de países terceiros; e apoiar as condições nos países de origem.

"Este relatório é, no fundo, uma fonte de esperança, apesar de haver ainda muito a fazer", afirmou Gillian Triggs, Alta-Comissária Adjunta do ACNUR para a Proteção. "Os dados e as provas confirmam a visão que está no centro do Pacto Global para os Refugiados. Só trabalhando em conjunto é que podemos proteger os refugiados".

O relatório revela que sete em cada 10 refugiados têm acesso legal ao trabalho, mas apenas metade tem acesso, na prática, a um emprego formal. Seis em cada 10 refugiados gozavam de liberdade de circulação legal. O ambiente político para o acesso dos refugiados à educação foi considerado geralmente positivo. Além disso, desde 2016, o número e a variedade de parceiros envolvidos nas respostas aos refugiados aumentaram, incluindo mais ONG locais, organizações religiosas e organizações lideradas por refugiados e mulheres.

As partidas de reinstalação recuperaram em 2022, mas não a uma escala que permita reduzir o fosso entre as necessidades e as partidas. Mais de 1.2 milhões de refugiados conseguiram aceder a vias alternativas para acesso à segurança, bem como ao reagrupamento familiar, de 2016 a 2021.

O financiamento para situações de refugiados continuou a ser significativo: a ajuda pública ao desenvolvimento (APD) nos países de baixo e médio rendimento atingiu 26,4 mil milhões de dólares em 2020-2021. A maior parte da APD veio de cinco grandes doadores.

Em meados de 2023, havia 35.8 milhões de refugiados sob o mandato do ACNUR, bem como outras pessoas que necessitavam de proteção internacional, com cerca de dois terços em situações prolongadas. As suas necessidades continuam a ultrapassar as soluções, nomeadamente em matéria de regresso, e o financiamento disponível. A partilha de responsabilidades continua a ser altamente desigual - 55% dos refugiados são acolhidos em apenas 10 países e 75% vivem em Estados de baixo ou médio rendimento.

Os efeitos da COVID-19 foram associados ao primeiro aumento da pobreza mundial em 30 anos. Sempre que havia dados disponíveis, as populações de refugiados tendiam a registar taxas de pobreza mais elevadas do que os cidadãos nacionais, sendo as crianças particularmente afetadas.

"As lacunas mostram onde temos de intensificar os esforços a todos os níveis", afirmou Triggs. "O Pacto Global é o modelo. O próximo Fórum Mundial para os Refugiados é o local onde transformaremos os novos compromissos em ações mensuráveis."